Saiba o que é regulamento interno: entenda todos os detalhes e veja a sua aplicação em uma empresa

Regulamento interno de trabalho

Toda empresa pensa em ter uma operação sólida e funcionários exercendo as suas funções de maneira correta. A partir daí entra o conceito de regulamento interno e a sua importância dentro de qualquer empreendimento, independentemente do porte e do segmento.

Para quem não sabe o que é regulamento interno, ele diz respeito a um conjunto de regras e normas que os colaboradores de um empreendimento devem seguir, para que o ambiente interno funcione da maneira correta, respeitando o perfil de cada empresa. Tudo é baseado no conceito de hierarquia. Basicamente, o regulamento interno faz com que a engrenagem gire sem maiores problemas.

O objetivo central do regulamento interno

 Como já destacamos anteriormente, o regulamento interno tem o objetivo de manter a ordem empresarial, com base em um pilar hierárquico. Ele vai disciplinar algumas situações que não se mantém previstas dentro da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), porém, que de alguma forma conseguem gerar algum tipo de impacto dentro da empresa.

Além disso, o regulamento interno possui o objetivo de elucidar pontos imprecisos, de difícil interpretação, que a lei prevê.

Termo de aceitação de regulamento interno

Ao falar sobre o regulamento interno, também devemos ressaltar o seu termo de aceitação. Em síntese, trata-se de uma espécie de documento de comprovação que sinaliza que o regulamento interno foi lido e aceito pelo colaborador.

O colaborador que não cumprir o regulamento poderá sofrer algum tipo de sanção, como, por exemplo, advertência, suspensão ou, em casos mais graves, demissão por justa causa.

Como o regulamento interno pode ser aplicado dentro de uma empresa

Acredito que esse seja o tópico mais aguardado do artigo até aqui, não é mesmo? Para que o regulamento interno seja aplicado de forma efetiva dentro da empresa, o empresário deve formalizá-lo em um documento, independentemente de ser digital ou físico. É preciso formalizar as regras de forma escrita, para que ninguém possa esquecer das normas da sua empresa.

Porém, mais do que formalizar o regulamento é necessário que os colaboradores entendam de maneira clara, tudo o que foi passado. É fundamental que todos os funcionários conheçam e saibam interpretar o conteúdo. Caso contrário, ele não surtirá efeito e o regulamento interno não será efetivo.

Dessa forma, é importante a realização de reuniões para que tudo possa ser explicado de maneira bem didática. Assim, possíveis dúvidas poderão ser sanadas pelos próprios funcionários. É algo que ajuda a melhorar até a comunicação interna dentro da empresa.

E se a sua empresa não tiver um regulamento interno?

Como você pôde ver ao longo do texto, o regulamento interno ajuda a manter a ordem dentro de um empreendimento. Sem ele, o seu funcionário não terá um conhecimento preciso a respeito dos direitos e deveres que ele e outros colaboradores da empresa possuem.

Logo, a falta de conhecimento será determinante para que possíveis falhas possam ocorrer, podendo comprometer o ambiente interno e a operação do seu empreendimento. Por isso, o regulamento interno é fundamental e todos os funcionários devem ter ciência disso.

Como você pôde ver ao longo do artigo, o regulamento interno é uma ferramenta espetacular e imprescindível no funcionamento de uma empresa. Com ele, o ambiente interno e, consequentemente, o desempenho dos funcionários, podem ser aprimorados.

Gostou do conteúdo? Em breve iremos disponibilizar outros. Continue nos acompanhando em nosso blog e em nossas redes sociais. Preparamos outro artigo bem didático para você: Os principais direitos trabalhistas: será que você conhece todos eles? Aproveite a leitura! Provavelmente ele irá agregar bastante.

Caso queria tirar uma dúvida, dar uma sugestão ou, até mesmo, contar com um de nossos serviços, você pode entrar em contato conosco. A nossa equipe está empenhada em te auxiliar da melhor maneira possível!

                                                    

Vamos nos reunir

Entenderemos melhor suas condições e apresentaremos o que for preciso.